quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jumpin’ Jacks! – Uma Brincadeira Levada a Sério…

Como muitas bandas, Jumpin’ Jacks surgiu de uma brincadeira de amigos que se juntavam para tocar, aos poucos, e tentando fugir do habitual, fomos chegando ao Swing, um estilo que como outros, é ao mesmo tempo raiz e fruto da grande família musical norte-americana.
O Swing é tanto um estilo de Jazz quanto uma era no desenvolvimento do mesmo; uma era que teve início no final dos anos 20 e início dos 30 do século passado e coincidiu com a ascensão da guitarra como instrumento de destaque. O Gospel, o Blues, e o Jazz são o tronco da árvore genealógica musical da qual brotam os galhos de Swing, Rockabilly, e Rock’n’Roll que, por sua vez, influenciaram o desenvolvimento do tronco.
Para nós tem sido um desafio e uma descoberta tentar abordar este estilo, intenso e contagioso pela sua alegria rítmica e suas letras de conteúdo irônico quase caricaturesco, mas tem sido principalmente divertido.
Basta apenas ouvir o inicio de tudo através de Louis Armstrong, Fats Waller, Louis Jordan e Cab Calloway, a continuidade dada por Dan Hicks and His Hot Licks e mais recentemente bandas que ocasionaram o renascimento do estilo, como os Squirrel Nut Zippers e Big Bad Voodoo Daddy, para se ter uma idéia.
Com o tempo, começamos a pensar em levar a brincadeira um pouco mais a sério e na possibilidade de tocar em publico e concretizar uma proposta musical. Participar do espetáculo circense "Cabaré Circo-Floripa" como banda suporte, em 2009, de alguma forma definiu o rumo que a banda tomou de vez.
Jumpin' Jacks é um quarteto formado por Diego Ayala (percussão e vocais), Álvaro Inchausti (piano,  guitarra base e vocal),  Javier Bartaburu (guitarra solo e vocais) e Sergio Vieira (contrabaixo e vocais).


 

Sem comentários:

Enviar um comentário